Manipulação Magistral

Farmácia com manipulação é aquela que em sua pratica apresenta condições técnicas e cientificas para preparar medicamentos, insumos nutricionais, cosméticos e outros a partir de substancias básicas, obedecendo o critério do prescritor bem como os critérios farmacotécnicos.

Entende-se por manipulação magistral, uma variada gama de procedimentos, técnicas e produtos utilizados na arte de aviar receitas com inúmeras possibilidades, sendo as mais importantes:

- Medicina Ortomolecular

- Fitoterapia

- Nutracêutica 

- Clinica Geral

-Medicina Homeopática

- Cosmética

A utilização do medicamento manipulado traz ao consumidor e também a pratica médica uma grande quantidade de vantagens que podemos citar como principais a:

Individualidade no preparo do medicamento. O prescritor tem como formular o medicamento exato quanto a composição, dosagem, forma medicamentosa (capsulas, xaropes, jujubas, saches) absorção oral, absorção entérica etc.

Adequação posológica. O prescritor pode adequar exatamente o numero de doses necessárias para o tratamento bem como solicitar doses que não existem comercialmente.

Atenção farmacêutica. Atenção individualizada para a remissão de duvidas e para esclarecimentos pertinentes ao medicamento.

Acesso a medicamentos e outras substancias inovadoras que ainda não foram lançadas no mercado convencional.

- Possibilidade de formular vários ativos farmacêuticos em uma mesma dose facilitando assim a adesão ao tratamento ao mesmo tempo que reduz custo.

Atendimento multidisciplinar. Unindo o paciente ao prescritor e ao farmacêutico possibilitando um atendimento eficiente e personalizado.

Economia. O medicamento manipulado em geral, apresenta menor custo, visto não estar diretamente ligado a marcas e a grandes industrias multinacionais que tem seus custos majorados por propagandas e envio de capital para suas matrizes estrangeiras.