Ortomolecular

O principal objetivo da prática ortomolecular é investigar e tratar a causa da patologia desde o início das alterações químicas que podem determiná-la.

A prática ortomolecular tem por objetivo a manutenção da harmonia do organismo através da correção do desequilíbrio químico que pode ocorrer no nosso corpo. O funcionamento do nosso organismo depende de milhares de reações para um perfeito funcionamento. Inúmeras causas podem levar a um desequilíbrio químico, podendo ocasionar doenças e acelerar o envelhecimento.
Os principais produtos nocivos das reações químicas em desequilíbrio são os radicais livres, substâncias altamente tóxicas que podem oxidar o nosso corpo que, para serem neutralizadas, lesam membranas ou estruturas do corpo.
As principais causas do desequilíbrio químico são:

  • Estresse;
  • Doenças Crônicas;
  • Desequilíbrio de Nutrientes;
  • Agrotóxicos nos alimentos;
  • Intoxicação por metais tóxicos (chumbo, mercúrio, cádmio, alumínio, etc).

A determinação da presença dos radicais livres pode ser feita de uma maneira simples e rápida através da análise sanguínea. Através deste exame pode ser esquematizado um tratamento antioxidante a fim de minimizarmos os efeitos dos radicais livres enquanto outros procedimentos para alterações mais específicas estão sendo investigados.